segunda-feira, 1 de junho de 2015

Leituras de Abril

A atividade Leituras de Abril – A História do 25 de Abril por Detrás da Estória resultou de uma articulação entre as bibliotecas escolares e os professores titulares da disciplina de História do 9º ano de escolaridade.
Tendo como ponto de partida a obra Era uma vez um cravo de José Jorge Letria, pretendeu-se mostrar como a literatura, neste caso a poesia, se apropria dos acontecimentos históricos e os transfigura, com vista a encontrar-lhes mais facilmente o seu sentido profundo.
Aliando a animação da leitura aos conteúdos curriculares, professora bibliotecária e professor titular abriram o caminho aos alunos para estes interrogarem o poema Era uma vez um cravo e possibilitar-lhes a desconstrução da História por detrás da estória do 25 de Abril. Assim, os alunos foram percorrendo o caminho da revolução que permitiu aos portugueses abraçar o êthos democrático.
Cientes da importância que têm as conquistas de Abril e, ainda mais, da urgente necessidade de uma luta constante para as manter, os professores envolvidos não hesitaram em apelar aos jovens discentes para a consciencialização dessa necessidade e para o valor da assunção de uma cidadania plena, com vista a defender “as portas que Abril abriu”.
Os textos que a seguir se apresentam resultaram de um desafio feito às turmas, após os alunos pronunciarem várias palavras que rimam, quer fónica, quer semanticamente, com liberdade.
Alice Alves e Maria José Vale
Professoras Bibliotecárias



Sem comentários:

Enviar um comentário

Edições cá da casa

As edições cá da casa p ara (re)ler nas férias.  Mas há mais livros giríssimos à vossa espera, procurem nas bibliotecas. Boas leituras!     ...