quinta-feira, 12 de março de 2015

Semana da Leitura no concelho de Miranda do Corvo

Uma semana em cheio à volta das leituras!

Semana de palavras lidas, explicadas, ditas, declamadas, musicadas e cantadas. Assim, foi a Semana da Leitura no concelho de Miranda do Corvo onde, ao longo de uma semana, se cruzaram várias formas de expressão e comunicação com as palavras como pano de fundo.
Eduardo Aroso convocou alguns poetas: António Nobre, Miguel Torga, Gabriela Mistral, António Gedeão e Afonso Duarte, o músico Álvaro Aroso e o cantor de fado de Coimbra, Victor Nunes, para acompanhar as leituras poéticas e reforçar a musicalidade da poesia, deliciando várias plateias de alunos e alunas no Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo.
O Grupo “Tertúlia do Fado de Coimbra” (constituído pelos irmãos Aroso e por Victor Nunes, já referidos) teve oportunidade de realizar um espetáculo no Centro de Dia da Fundação ADFP, “A guitarra e os poetas”, desta vez deleitando os mais idosos.
O grupo musical “Há Música na Aldeia”, constituído por Lara Santos- Cavaquinho; Ricardo Grácio- Bandolim, Guitarra Clássica e Flauta Transversal; Patrick Caldwell- Piano e José Nunes- Guitarra Portuguesa, entusiasmou uma plateia jovem com sonoridades bem portuguesas, numa viagem pelo cancioneiro popular, homenageando músicos e poetas populares.
O escritor João Manuel Ribeiro, excelente comunicador e contador de histórias, grande conhecedor da musicalidade das palavras, contribuiu para a promoção e dinamização da leitura e dos livros entre os nossos alunos e alunas. É de sublinhar o empenho e trabalho pedagógico desenvolvido pelas docentes com as turmas relativamente às apresentações alusivas à leitura e análise das obras do escritor realizadas em contexto de sala de aula.
O Departamento de Línguas teve uma participação muito ativa, desenvolvendo com turmas dos 2º e 3º CEB jogos lúdicos de leitura, atividades de leitura de autores e nas línguas estrangeiras lecionadas no Agrupamento de Escolas, bem como articulando experiências de leituras, em língua portuguesa, com as famílias dos alunos e alunas.
A dinâmica da animação da exposição de ilustração e do livro MAMÃ, de Mariana Ruiz Johnson, autora e vencedora, em 2013, do VI Prémio Compostela, realizada pela professora bibliotecária, possibilitou fazer uma viagem pela maternidade através da arte e da escrita.
Helena Serra e Fátima Almeida da Associação Dislex, de forma comunicativa e objetiva, apoiaram a comunidade educativa, docentes, pais e outros profissionais da educação, com informações relativas à problemática da dislexia na Escola e noutros contextos, aprofundando a temática e esclarecendo as dúvidas colocadas, de extrema validade tanto para o quotidiano familiar, como para o escolar.  
Renato Antunes da Fundação Francisco Manuel dos Santos, em protocolo com o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, dinamizou várias sessões de formação para turmas dos 3º CEB e ensino secundário, contribuindo para desenvolver literacias fundamentais do nosso tempo: a literacia digital, a estatística e a de informação, ao dar a conhecer as potencialidades da base de dados PORDATA.
Ana Filomena Amaral apresentou o seu novo livro, “O Cassador de Muros”, com a chancela da Chiado Editora, um romance em que há muros que oprimem em nome da paz, muros brutais no limiar do genocídio. O jornalista Alberto fez-se ao caminho, da Coreia à Irlanda do Norte, do Saara Ocidental à Palestina, de Caxemira ao México e ao Brasil. A longa odisseia do cassador de muros.
Patente na Biblioteca Municipal Miguel Torga esteve, e estará até ao final do mês de março, a exposição “Fazer Trinta por uma linha”, com ilustrações de algumas obras do escritor João Manuel Ribeiro, aguardando mais visitas, quer dos Jardins de Infância e das Escolas, quer da comunidade.
Durante esta semana os alunos e alunas tiveram a oportunidade de visitar a Feira do Livro, que transitou entre a Escola EB 2.3 C/ Sec. José Falcão, a Escola EBI/JI Ferrer Correia e o Centro Educativo.
A organização esteve a cargo do Grupo de Trabalho Concelhio da Rede de Bibliotecas de Miranda do Corvo, do Departamento de Línguas e do Departamento do Ensino Especial.

A todos e todas que contribuíram para o sucesso desta Semana, onde ouvir, ouvir ler e ler foi dominante, muito obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edições cá da casa

As edições cá da casa p ara (re)ler nas férias.  Mas há mais livros giríssimos à vossa espera, procurem nas bibliotecas. Boas leituras!     ...