quarta-feira, 11 de março de 2015

Formação PORDATA no Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo



Integrada na Semana da Leitura, a Biblioteca Escolar (BE) desenvolveu várias sessões centradas na literacia informática – PORDATA.
A PORDATA é uma base de dados estatística, sobre Portugal contemporâneo, que abrange diferentes temas como: população, educação, saúde, turismo, emprego, justiça social, entre outros, bem como da Europa.
Esta base de dados é da responsabilidade da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) que recolhe dados de fontes credenciadas e fidedignas, organiza-os e divulga-os ao público em geral. Trata-se de uma ferramenta digital indispensável para o desenvolvimento de estudos e análises em qualquer área do conhecimento e concretamente nas escolas é uma mais-valia a nível curricular.
O reconhecimento das potencialidades desta base de dados suscitou a parceria entre a FFMS e o Gabinete da RBE (Rede de Bibliotecas Escolares), delineando uma ação formativa nas escolas. Assim, no âmbito do trabalho curricular e com objetivo de proporcionar, a alunos e professores, as competências necessárias para explorar os recursos e as potencialidades pedagógicas da PORDATA, bem como contribuir para desenvolver literacias fundamentais do nosso tempo: a literacia digital, a estatística e a de informação, várias turmas do 3º ciclo e ensino secundário participaram nesta formação, no âmbito das disciplinas de Geografia e de Turismo. O balanço é francamente positivo tanto para alunos, como para professores. Da avaliação realizada destacamos: a explicação clara e enriquecedora na utilização de uma ferramenta (base de dados) muito importante para as aulas de Geografia e realização de todas as tarefas de sala de aula; o formador com grande domínio nas diferentes temáticas da base de dados; a excelente ferramenta de consulta e análise de dados (a maioria deles de natureza geográfica) fundamentais para à formação de cidadãos capazes de pensar a realidade dos territórios em diferentes escalas de análise.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edições cá da casa

As edições cá da casa p ara (re)ler nas férias.  Mas há mais livros giríssimos à vossa espera, procurem nas bibliotecas. Boas leituras!     ...