Com os objetivos de apoiar as atividades
curriculares do 5º ano, no que respeita à promoção da leitura das obras
recomendadas para a educação literária; de articular as atividades de animação
da leitura das Bibliotecas Escolares (BE) com os conteúdos curriculares da
disciplina de História e Geografia de Portugal (HGP); de promover o gosto pela
leitura e de estimular a oralidade, o recontar, as BE partiram de duas lendas propostas
pelas Metas Curriculares do Português, A lenda da Serra da Estrela e A lenda das amendoeiras em flor, versão recomendada de Gentil Marques,e dinamizaram sessões de animação da leitura para todas as turmas do 5º ano do
Agrupamento, nas aulas de Português.
Após uma breve introdução sobre a vida e
obra de Gentil Marques e do motivo que o levou a escrever os 5 volumes de
Lendas de Portugal, a atividade centrou-se numa pequena discussão sobre o que é
uma lenda e sobre a categorização das lendas de Portugal proposta pelo autor
referido. A professora bibliotecária (PB), seguidamente, recontou A Lenda da
Serra da Estrela, tendo os alunos situado a mesma na categorização do autor.
Depois, a PB leu a versão de A Lenda das Amendoeiras em Flor, tendo os alunos e
as alunas escutado atentamente. Seguiu-se uma atividade de
descoberta/reorganização do texto em situação lúdica. Cada aluno e aluna
recebeu um excerto escrito da lenda e toda a turma teve que a reconstruir. Para
tal, foi necessário que cada aluno ou aluna lesse e identificasse o contexto do
seu excerto no todo da lenda, até que a lenda tivesse sido reconstruída. No
final, foi feita uma reflexão sobre o enquadramento da lenda na ocupação árabe da
península ibérica, mais especificamente no sul do nosso país. Aqui, foram úteis
os conhecimentos adquiridos pelos alunos na disciplina de HGP e também aqui a
sua participação ativa não se fez esperar.
A atividade terminou com uma pequena
avaliação oral, quer pelos discentes, quer pela docente de Português.
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