segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Lendas de Portugal – atividade de animação da leitura com as turmas do 5º ano

Com os objetivos de apoiar as atividades curriculares do 5º ano, no que respeita à promoção da leitura das obras recomendadas para a educação literária; de articular as atividades de animação da leitura das Bibliotecas Escolares (BE) com os conteúdos curriculares da disciplina de História e Geografia de Portugal (HGP); de promover o gosto pela leitura e de estimular a oralidade, o recontar, as BE partiram de duas lendas propostas pelas Metas Curriculares do Português, A lenda da Serra da Estrela e A lenda das amendoeiras em flor, versão recomendada de Gentil Marques,e dinamizaram sessões de animação da leitura para todas as turmas do 5º ano do Agrupamento, nas aulas de Português.
Após uma breve introdução sobre a vida e obra de Gentil Marques e do motivo que o levou a escrever os 5 volumes de Lendas de Portugal, a atividade centrou-se numa pequena discussão sobre o que é uma lenda e sobre a categorização das lendas de Portugal proposta pelo autor referido. A professora bibliotecária (PB), seguidamente, recontou A Lenda da Serra da Estrela, tendo os alunos situado a mesma na categorização do autor. Depois, a PB leu a versão de A Lenda das Amendoeiras em Flor, tendo os alunos e as alunas escutado atentamente. Seguiu-se uma atividade de descoberta/reorganização do texto em situação lúdica. Cada aluno e aluna recebeu um excerto escrito da lenda e toda a turma teve que a reconstruir. Para tal, foi necessário que cada aluno ou aluna lesse e identificasse o contexto do seu excerto no todo da lenda, até que a lenda tivesse sido reconstruída. No final, foi feita uma reflexão sobre o enquadramento da lenda na ocupação árabe da península ibérica, mais especificamente no sul do nosso país. Aqui, foram úteis os conhecimentos adquiridos pelos alunos na disciplina de HGP e também aqui a sua participação ativa não se fez esperar.

A atividade terminou com uma pequena avaliação oral, quer pelos discentes, quer pela docente de Português.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edições cá da casa

As edições cá da casa p ara (re)ler nas férias.  Mas há mais livros giríssimos à vossa espera, procurem nas bibliotecas. Boas leituras!     ...