segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Dia da Biblioteca Escolar

O mês de outubro é consagrado, internacionalmente, à comemoração das bibliotecas escolares; apesar disso, há um dia específico dedicado a essa comemoração que, no presente ano, se celebra hoje, dia 27. As BE do AEMC decidiram assinalar este dia com a divulgação da Carta dos Direitos das Bibliotecas Escolares, que aqui te apresentamos:

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Concurso para angariação de alunos amigos/monitores das BE

Durante esta semana podes inscrever-te nas bibliotecas da José Falcão e da Ferrer Correia para exercer a função de aluno monitor da BE. Procura mais informações e inscreve-te na tua Biblioteca.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Concurso para a Criação de um Logotipo das Bibliotecas do Agrupamento

Apresentamos o regulamento do concurso para criação de um logotipo das bibliotecas do Agrupamento.

Contamos com a tua participação!

A equipa coordenadora das bibliotecas escolares

Guião para pesquisar na internet

A internet é atualmente a tecnologia mais usada para pesquisa da informação, comunicação e entretenimento em todo o mundo. De facto, à distância de um clique estão biliões de páginas com informações, jogos, redes sociais, … por isso, podes passar horas a navegar na net, seguindo links de umas páginas para outras.

Contudo, a informação disponível está desorganizada e dispersa e, muitas vezes, está desatualizada ou é efémera. Assim, a  equipa das bibliotecas escolares elaborou  um guião com um conjunto de procedimentos que te poderão ajudar nessa tarefa, tornando a pesquisa mais eficaz. 
Boa pesquisa! 



sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Prémio Nobel da Literatura 2014

 
 
 

A Academia Sueca atribuiu nesta quinta-feira, dia 9,  o Prémio Nobel da Literatura ao escritor francês Patrick Modiano, considerado por alguns críticos o mais importante escritor francês vivo, destacando o modo como a sua “arte da memória evoca os mais inefáveis destinos humanos e desvela o mundo da ocupação”. Isto é, da ocupação alemã da França durante a Segunda Guerra, um tópico recorrente na obra de Modiano, filho de uma atriz flamenga e de um judeu de origem italiana.

Patrick Modiano, nascido em Boulongne-Billancourt, nos arredores de Paris, em 1945, publicou o seu primeiro romance, La Place de l'Étoile, em 1968.


Fonte: http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/nobel-da-literatura-1672355 [Consultado em 10-10-2014]
 
 

Prémio Nobel da Paz 2014




A mais jovem galardoada partilha o Prémio Nobel da Paz com o indiano Kailash Satyarthi  e está empenhada em continuar com a sua missão.

A paquistanesa Malala Yousufzai estava numa aula de Química quando soube que tinha sido distinguida com o Prémio Nobel da Paz. Sentiu-se honrada por receber uma distinção que diz não merecer. Decidiu assistir a todas as aulas que tinha esta sexta-feira e só depois deixou o liceu Edgbaston, em Inglaterra. Na reação ao prémio mostrou firmeza nos seus objetivos e prometeu que a sua luta pelo direito das crianças à educação não irá esmorecer.

Malala comentou esta distinção dizendo: “Estou muito contente por partilhar este prémio com uma pessoa da Índia. Com alguém com um grande caminho pelos direitos das crianças e contra a escravatura infantil. Inspira-me. Estou muito contente por haver tantas pessoas que caminham pelos direitos das crianças e que não estou sozinha”.

Malala e Satyarthi pretendem “caminhar juntos para que todas as crianças tenham educação”.

O Prémio Nobel que acaba de receber é tido como um encorajamento para continuar a sua campanha em defesa do direito das crianças à educação e da igualdade entre homens e mulheres. “Às vezes é muito difícil expressar os nossos sentimentos, mas senti-me muito honrada, mais poderosa e corajosa. Este prémio é mais que um pedaço de metal, é um encorajamento para continuar, para acreditar em mim, e saber que há mais pessoas que me apoiam nesta campanha”.

Aproveita a leitura do seu livro “Eu, Malala - a minha luta pela liberdade e pelo direito à educação", o qual podes requisitar nas bibliotecas escolares da EB2.3 c/ Sec. José Falcão e na EBI/JI Ferrer Correia.


quinta-feira, 9 de outubro de 2014

MATILDE ROSA ARAÚJO - O DESTINO DAS FADAS - Exposição


Está patente na Biblioteca Municipal Miguel Torga até 31 de Outubro a exposição “Matilde Rosa Araújo - o destino das fadas”.

Trata-se de uma exposição evocativa da vida e obra da escritora que marcou profundamente a literatura portuguesa para os mais novos e os rumos de uma pedagogia mais moderna e humanizada.

Poetisa, ficcionista, cronista, além de professora durante mais de quarenta anos, Matilde deixou uma vasta obra no domínio da literatura infanto-juvenil, distinguida com numerosos prémios, entre eles o Grande Prémio de Literatura para Crianças da Fundação Calouste Gulbenkian.

A obra de Matilde Rosa Araújo mudou o modo como a literatura infantil passou a ser encarada nas nossas escolas, bibliotecas e famílias. A sua poesia e prosa estão presentes em grande parte dos manuais escolares de língua portuguesa para o 1º, 2º e 3º Ciclos.

MIBE - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares


Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em todo o mundo, este período é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens.

A International Association of School Librarianship (IASL) propõe, como anualmente acontece, um tema aglutinador — A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias (tradução adotada pela RBE).
Para 2014, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 27 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar.


Está atento(a) às iniciativas que as bibliotecas do nosso Agrupamento vão concretizar ao longo deste mês.



terça-feira, 7 de outubro de 2014

Autor do Mês de Outubro

Eça de Queirós foi o autor selecionado pelas bibliotecas escolares para o mês de outubro.

Personalidade do Mês de Outubro

As bibliotecas escolares decidiram homenagear Teresa Calçada, a grande obreira do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, selecionando-a  para Personalidade do Mês de Outubro, o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.Podes consultar a sua opinião sobre a importância destas bibliotecas.


quinta-feira, 2 de outubro de 2014

O Alvazil de Coimbra


 
 
A Rede de Castelos e Muralhas do Mondego e O Teatrão, produziram o espetáculo de rua “O Alvazil de Coimbra”,  inserido nas comemorações dos 950 anos do Governo de D. Sesnando com o objetivo de valorizar o património físico e imaterial da Linha Defensiva do Mondego.


"O Alvazil de Coimbra", que se divide em dois episódios, está a percorrer os oito municípios que integram a Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego, tendo a particularidade de em cada um dos locais, aos atores d’O Teatrão se juntarem os artistas amadores e músicos de cada município.

Em Miranda do Corvo participam: o grupo de teatro “Filhos do Palco, a Filarmónica do Grupo Recreativo Mirandense e o Coro da Casa do Povo.

 

Convidamos a embarcar numa viagem com os “Faunos dos Rios” até ao tempo do Governo de D. Sesnando Davides, no próximo dia 4 de outubro, no Alto do Calvário pelas 17h30.

 

Não perca este espetáculo! Entrada gratuita!!

A alegre história de Portugal em 90 minutos na Casa das Artes


 
 
Vai decorrer na Casa das Artes uma peça de Teatro intitulada «A Alegre história de Portugal em 90 minutos» interpretada pela Companhia Teatro Bocage, com o objetivo de motivar crianças e jovens para a aprendizagem da História de Portugal  de forma mais ligeira e divertida.

Fazendo jus ao espírito aventureiro e heroico de povo português, presente em todos os acontecimentos que culminaram na construção do Reino de Portugal e na sua constituição posterior como País e Estado independente, a Companhia do Teatro Bocage (Lisboa), selecionou 75 personagens representativos da História de Portugal, num enredo e dinâmicas imparáveis.

Viriato, D. Afonso Henriques, D. Afonso III, D. Dinis, D. Afonso IV, D. Fernando, D. João I, D. Henrique, D. Duarte, D. João II, D. Sebastião, D. Afonso VI e D. João V são apenas alguns dos muitos heróis da História de Portugal que destacamos.

Um apurado sentido de descoberta, o orgulho de ser Português, uma coragem sem limites, muita determinação no desbravar de horizontes além-mar, na conquista de novas terras e no conhecimento de novos povos, ditam o mote desta divertida comédia, que agrada a público de todas as idades. A não perder!

 

Dia 5 de outubro, 16h na Casa das Artes de Miranda do Corvo.

M/6

Entrada:

Adultos - 5 euros (IVA incl.)

Crianças entre os 6 e 10 anos - 3 euros (IVA incl.)

Adultos com idade igual ou superior a 65 anos – 3 euros (IVA incl.).

Reservas e venda de bilhetes na Casa das Artes de Miranda do Corvo (239 533141) Terça a sexta-feira: 14h/19h; sábado e Domingo: 15h/19h

Reservas no Posto de Turismo (239 530 316) e Biblioteca Municipal (239 530 326)


Edições cá da casa

As edições cá da casa p ara (re)ler nas férias.  Mas há mais livros giríssimos à vossa espera, procurem nas bibliotecas. Boas leituras!     ...