sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Contador de histórias Pedro Simões no Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo


Animadas sessões nos auditórios das escolas José Falcão e Ferrer Correia e na cantina do Centro Educativo com o ator / contador de histórias Pedro Simões. Os alunos da educação pré-escolar e do 1º ciclo ouviram, cantaram e mimaram, com entusiasmo, a história, poema e canção referente ao ciclo do chocolate da coleção “Onde Vamos Hoje” de Cristina Quental e Mariana Magalhães.
Alunos e alunas e docentes destacaram o desempenho expressivo da leitura do contador, conduzindo-nos para outras leituras que a coleção sugere, permitindo-nos conhecer o ciclo vida de outros elementos.
 Alguns alunos disseram que a palavra que escolheriam para caracterizar a sessão era “Muito obrigado!” e “Adorei!”. Os docentes foram unânimes em enfatizar a boa interação estabelecida, nas 6 sessões, entre o ator e as crianças, bem como a participação ativa e entusiástica dos alunos e alunas e o carácter pedagógico da intervenção, nomeadamente na aprendizagem da canção que vem no final do livro e a boa interpretação/entoação do ator, que mudava a voz consoante as personagens. Com efeito, considerou-se que ele conseguiu entrar no espírito das crianças, que foi uma sessão animada, divertida, motivadora, atrativa, interessante, fantástica, interessante, engraçada, “fixe”, gira, que deu vontade de comer chocolate, bonita, onde as crianças riram muito e as piadas eram engraçadas… de facto, a maioria referiu ter sido uma forma diferente de abordar e dar a conhecer um livro.

No final, os alunos e as alunas sentiram-se motivados a adquirir alguns títulos da coleção que, em algumas sessões, foi bastante gratificante.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edições cá da casa

As edições cá da casa p ara (re)ler nas férias.  Mas há mais livros giríssimos à vossa espera, procurem nas bibliotecas. Boas leituras!     ...